sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Como fazer metalassê

 http://superziper.blogspot.com/2008/07/diy-como-fazer-matelasse.html

De Corte & Costura

De Corte & Costura

Material:

- Tesoura ou cortador circular (caso use o cortador, separe também a placa de corte e a régua)
- Linha de costura comum ou para pesponto (caso queira que a linha se destaque)
- Agulha para máquina comum (nº14)
- Agulha comprida para costura à mão
- Dois cortes de tecido de qualquer tamanho (um para o direito e outro para o forro), com 5 cm de sobra para cada lado
- Manta acrílica com as mesmas medidas do tecido, com 5 cm de sobra para cada lado
- Barra de quilt. Se a sua máquina não tiver este apetrecho (a maioria não tem!), use:
- Régua
- Giz de alfaiate de cor clara (amarelo ou branco) ou marcador de tecido

DICA: Este tecidinho já costurado é a amostra, que deve ser feita antes de qualquer coisa, para regular qual ponto será mais adequado e para ajustar a tensão da linha. Faça isso montando um sanduíche com tecido+manta+forro com retalhos até encontrar o ajuste ideal na sua máquina.


De Corte & Costura

De Corte & Costura

1) Vamos começar com o tipo mais simples de matelassê: linhas paralelas e transversais. No lado direito do tecido que ficará à mostra, trace duas linhas transversais no meio com o giz de alfaiate clarinho ou com aqueles marcadores de tecido que saem depois. Use a régua com cuidado, para deixá-las num ângulo de 45º perfeito. Estas serão as linhas-guias do trabalho, se estiverem tortas irão comprometer todo o trabalho final.

2) Decida a distância que suas linhas terão. Eu sigo a seguinte lógica: quanto mais grossa for a manta, maior a distância. Assim seus quadrados (ou losangos) ficarão sempre bem fofinhos! Neste caso dei o espaçamento de 3 cm, pois a manta é fina. Se tiver a barrinha de quilt, siga para o próximo passo! Se não, trace mais linhas, a partir das do meio, com a distância escolhida.

De Corte & Costura

De Corte & Costura

3) Faça um sanduíche com o tecido de cima, a manta e o forro. Para não errar, lembre-se de que a manta sempre fica em contato com o avesso dos tecidos.

4) À mão, faça alinhavos firmes, porém espaçados nas extremidades, unindo todas as camadas. Não tente usar alfinetes, eles irão mover o tecido e podem até entortar, dependendo da espessura/densidade da manta. Na máquina de costura, insira a agulha no tecido, em uma das extremidades de uma das linhas do meio. Costure, com pontos largos (entre 3 e 5).

De Corte & Costura

De Corte & Costura

5) Agora o passo é diferente para quem tem ou não a barra de quilt.
· Se tiver: posicione a barra no pequeno “vale” que se formou na costura feita anteriormente. A distância da barra à agulha deve ser a mesma que definimos antes (3cm). Vá fazendo as outras linhas, sempre se guiando pela costura anterior, com a barrinha. Primeiro fazendo todas as linhas de uma direção (aqui começo pelas diagonais) e depois em outra, sempre do meio para fora. Não é necessário fechar a costura (retrocesso).
· Se não tiver: Siga as linhas desenhadas no tecido e vá costurando, uma após a outra, seguindo a mesma direção. Sempre começando do meio para fora.

DICA: Sempre costure do meio para fora em uma direção (como na seta). Somente depois vá para a outra, para evitar que os quadrados fiquem desiguais ou que as costuras "comam" tecido

De Corte & Costura

De Corte & Costura

De Corte & Costura

*Pulo do gato : Enquanto costura a linha, empurre o tecido na direção de dentro para fora, não deixando nenhuma rugosidade, até apertando um pouquinho a manta. Vá devagar com a máquina e sempre empurre o tecido para fora, assim terá quadradinhos perfeitos, sem rugas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu 1º selinho!!!

Muito obrigado Tia Mia pelo carinho!
De Selinhos
Meus 10 amores... 1- Deus 2- Minha vida; 3- Meus filhos; 4- Meus pais e irmãos; 5- Meu esposo; 6- Minha fimília; 7- Meus pets; 8- Meu Lar; 9- Meus amigos; 10- Artesanato;

Selinho que recebi de minha amiga Tia Mia.

Selinho que recebi de minha amiga...

http://dedodemocapatchwork.blogspot.com/
De Selinhos
Façam uma visitinha vocês vão gostar.Bjs!!! Regra: 1- Agradecer quem te enviou o prêmio. 2- Divida 7 coisas sobre voce 3- Premiar outras 5 a 15 blogueiros. 4- Entre em contato com esses blogueiros para avisar sobre os prêmios e para que eles levem o selo da versatilidade para o seu blog e distribua a outros colegas blogueiros. Eu gosto muito de: 1- Da companhia de meus filhos e meu namorido, 2- Do meu pai e dos meus irmãos, 3- Viajar, 4- Praia e do campo, 5- Cinema e pipoquinha, 6- Musica, 7- Artezanato, Enviei para as amigas: http://artesanatocoisasqueeusei.blogspot.com http://lucianasatelier.blogspot.com http://lorenartesanatos.blogspot.com http://eucraftemuitomais.blogspot.com http://lifenositio.blogspot.com/ http://inspirecriedecore.blogspot.com http://lilidepaulafeliz.blogspot.com

Obrigado Catia

Selinho que a amiga Catia está ofertando a todas artistas artesã.Passe lá e pegue o seu.
De Selinhos
http://catiaartesmanuais.blogspot.com/